Friday, August 11, 2006

Touradas

Ao meu amigo TB que à hora a que escrevi este post estava em plena praça de touros do Campo Pequeno, "a enfrentar um touro apenas com as suas mãos" (e o apoio de um grupo de pessoas que, tal como ele me explicou, sabe exactamente o que está ali a fazer).

Não é de bravura e coragem que quero falar. Nem sequer discutir a barbaridade (ou não) do espectáculo. O meu ponto aqui é que o espectáculo de touros tem todas as características de um mero conjunto de gays armado em durão.

Comecemos pelos uniformes.

Forcados
O TB mostrou-me a sua jaqueta e eu não pude deixar de largar uma gargalhada. Aquele modelo cintado, aquele tecido tipo cortinado antigo, teria grandes hipóteses de sucesso de vendas na Mango ou na Zara. Psst: Aqui para nós, acho que ele o comprou lá. Pelo menos pareceu-me ver as letras "MNG" na etiqueta por baixo da gola. :-)
Imaginem agora os calções. Não são exactamente iguais àqueles que eu vi não sei quantas mulheres usar no Inverno/Primavera passado como se de um uniforme oficial se tratasse?
Para acabar em beleza pensemos na bela meia rendada. Terão sido roubadas a algum rancho folclórico? (às mulheres, claro! Afinal estamos a falar de quê?)


Bandarilheiros
O casaco é fantástico, também cintado, feito de tecido acetinado e bordado com dourados.
Mas o calção é ainda mais delicioso. Além de acetinado, bordado com dourados, apertado por cima do umbigo a fazer lembrar as inesquecíveis intervenções do Vasco Lourinho a partir de Madrid.
A meia do bandarilheiro luta encarniçadamente pelo lugar cimeiro do pódio da rotice com as meias rendadas dos forcados. Rosa choc, tipo meia de vidro. Com a ascensão da Floribella acredito que ainda vão rapidamente transformar-se na grande moda deste final de Verão. Bandarilheiros, abasteçam-se rapidamente de meias para o resto da temporada, que cheira-me que o preço está prestes a ser grandemente inflaccionado.

Cavaleiros
Usam também um casaco acetinado, quase tão roto como o dos bandarilheiros. No entanto aquela bota de montar, tão do agrado das tias do nosso Portugal, por cima daqueles collants largos, são também grandes sinais da rotice indumentária que grassa nesta arte (?).

Resta-nos falar da música e da linguagem utilizada.

Sim, é que trabalhar ao som do paso-doble, e chamar os outros intervenientes de "eh toiro lindo" não me parece propriamente digamos que... de homem. Quero dizer, de homem-que-é-homem (o gajo-que-é-gajo, se preferirem). Já me estou a imaginar a ouvir boleros no trabalho enquanto trato os fornecedores por "eh consultor lindo"!

12 Comments:

At 11:13 AM, Blogger Issima said...

Ora atão bons dias.... Estamos inspirados, hã??


Fica Vossa Senhoria sabendo que a arte de tourear (a pé ou a cavalo) é uma arte ancestral, com séculos de tradição e de uma beleza inigualável... Não comento o espectáculo em si (que muito aprecio) mas as considerações "gayzolas" que aqui teceste... Quanto à indumentária, fica sabendo que os trajes dos cavaleiros, dos forcados e dos bandarilheiros é extraordinariamente simbolico e nada é deixado ao acaso. Por alguma coisa se chama "Festa Brava" e é de facto uma Festa e há que usar o traje de Festa.
Noutros tempos de fidalguia por terras do Ribatejo e demais coutadas portuguesas muito havia quem trajasse assim... e a tradição ficou... cada detalhe do traje tem um significado, desde as rendas, às cores que são usadas...

Quanto às expresões "eh toiro lindo", confesso que sou pouco adepta desse tipo de tourada-show, assim tipo Bastinhas ou Sónia Matias... a beleza do toureiro dispensa, na minha humilde opinião, esses shows para a bancada... é um estilo, não é o meu... : ))

Mas é uma ideia engraçada experimentares essa tecnica com os fornecedores... aliás deste-me uma excelente ideia "eh, arguido lindo!!!"...

ouve, ia ser o delírio...


(excelente post.... fizeste-me rir com vontade... : )))))


Grandes beijos.
Escorpianos... Não Taurinos, apesar do mote... : ))

 
At 12:44 PM, Blogger Schmeichel said...

Nem de propósito!

Há pouco o TB esteve a mostrar-me imagens das 2 pegas em que participou na corrida de ontem e reparei que estava... de mão dada e muito encostadinho ao colega dele na 3ª ajuda. :p

Que rotice, pá! Aos anos que eu deixei de dar a mão os meus colegas nos alinhamentos antes dos nossos jogos de futebol. :-))

 
At 1:06 PM, Blogger Maríita said...

Bem, a Íssima já disse quase tudo em relação ao espectáculo taurino de que, apesar de signo Touro, sou imensamente apreciadora.

Claro que aos olhos de qualquer mente menos limpida e cristalina, os forcados amadores parecem um bocadinho abichandados com as suas jaquetas cintadas e meias de renda, mas serão eles assim tão diferentes dos outros gaijos, também meio abichanados, os jogadores de futebol? Sim, porque aquela coisa de quando marcam golos se atirarem para cima uns dos outros e oscularem-se compulsivamente, parece-me algo manifestamente abichanado, mas eu cá não sou de intrigas...

De todas as formas, a delicadeza de uma boa tourada, deixa uma rapariga toda derretida...

Osculo-te com muito carinho...

 
At 1:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Agora tens de vir à Terceira ver uma tourada à corda para depois fazeres um apreciação à indumentária dos pastores e dos capinhas...

Cá é mais "toiro...toiro" e "Ara meche meche"

 
At 2:07 PM, Blogger Schmeichel said...

Divíssima,
quer dizer que tínhamos uns fidalgos extremamente abichanados. Ou seria só no Ribatejo e em algumas zonas alentejanas e do interior?

Maria,
bolas pá! Por quem me tomas? Nunca "osculei" nenhum colega na bola! Que raio de jogos é que tens andado a ver? :D

 
At 2:42 PM, Blogger Maríita said...

Ai, desculpa lá a sinceridade, mas há quanto tempo é que não vês jogos de futebol? Olha que no mundial era vê-los, palmadinha para a direita, beijinho para a esquerda, todos ao molho e fé em Deus cada vez que marcavam um golo, já para não falarmos de determinados acessórios que eles usam para mostrarem que são muito machos, vêem-me de repente à memória, uns brinquinhos, anéis e pulseiras...

 
At 3:26 PM, Blogger Schmeichel said...

Eu estou a falar de jogadores de futebol machos. Daqueles que jogam nos campeonatos distritais. E tu vens-me falar daquelas prima-donnas?

 
At 5:04 PM, Blogger Motonauta said...

Acho que não vai valer a pena perder o meu latim a tentar explicar-te a nossa (forcados, bandarilheiros, cavaleiros, e matadores) vestimenta...
Encaixo este post como se tivesse a ir à cara de um toiro! ;)
TB

 
At 2:49 PM, Blogger Andorinha said...

Pois eu gosto e muito de touradas, e tenho muito orgulho nos nossos forcados portugueses!Não acho que seja nada rotos, mto pelo contrário, acho que por vezes pecam por excesso de machismo...mas isso tb vai de cada um, não é?Só te posso dizer q à conta do forcado e da namorada serem amigos do pessoal, vi pela 1ª vez a corrida TV de mulheres....fora o espectáculo q foi uma tristeza pq os touros e os cavaleiros deixaram mto a desejar...vi a miúda a chorar baba e ranho pq em 3 anos era a 2ª vez q n estava presente, e a 1ª vez q assistia pela TV. Pus-me na pele dela, e achei realmente aflitivo...fonix!!Quase chorei eu tb!Lembrei-me duma miúda do lar q tinha namorado, irmão e primos forcados!Eu dava-me um treco!Passamos os dias seguintes a ouvir os telefonemas dela e a explicação pela quinquagésima vez de como tudo se passou.Ninguém reclamou. Talvez pq nenhum de nós ficou indiferente a ver um amigo chamar pelo "touro lindo" e ter os tomates de ver um bicho com não sei qts mil kilos a correr em direcção a ele! TB, tens a minha simpatia!
Fora os forcados, gosto de ver tourear com capa à la espanhola, é uma arte lindíssima e sou fã incondicional desde sp do El Juli!
beijos!

 
At 2:50 PM, Blogger Andorinha said...

PS: Os teus textos tão cada vez melhores, by the way!

 
At 11:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Amouuuriiii...de alguém que sabes que não é isenta...apenas posso dizer que essa tua atenção, apreciação e inspiração face à roupinha dos meninos...ui ui!!! ;))

Bj ao TB pela "nobreza" da resposta...

E bj enorme para ti, amigo lindo...pela partilha...mm que seja sobre a vestimenta dos meninos...:P

 
At 9:56 AM, Blogger Sandra Neves said...

eis uma nova perspectiva de abordagem da temática das touradas... lol

 

Post a Comment

<< Home