Tuesday, July 18, 2006

Gosto de ti como Amigo

"Gosto de ti como amigo"

Esta foi talvez a frase mais traumatizante que já ouvi. Não pelo que ela encerra, porque um directo e seco "não gosto de ti" seria bem mais agressivo, mas simplesmente porque a ouvi recorrentemente na minha adolescência. É mesmo isso, o que a tornou realmente traumatizante foi efectivametne a recorrência e invariabilidade com que a ouvi.

Como romântico apaixonado que fui - e quero pensar que ainda sou - dedicava-me completa e incondicionalmente a alguém que me interessava. O problema é que é uma fase da vida em que as pessoas não querem tanta dedicação, querem é curtir. Daí a recorrência com que fui martelado com essas palavras. Aqui faço um parêntesis para evocar duas variação que me ficaram na memória: "Gosto muito de ti, eras um pai ideal para os meus filhos, mas neste momento não quero uma relação tão séria" e - aqui, senhores e senhoras, abram as bocas de espanto - "és demasiado certinho para mim". He! He! He! Acredito que para quem me conhece seja inacreditável, mas é a mais pura verdade.

Porque é que surgiu isto agora? Porque como sabemos a nossa personalidade actual é condicionada pela experiência passada e eu noto isso particularmente. Porquê? Porque como quem me conhece a fundo amiudadas vezes me faz notar eu fico sempre na minha, não abro o jogo, exploro as fronteiras lenta e pacientemente, e ao mínimo sinal de desinteresse retiro a imediatamente minha equipa de campo. Posso garantir que deixei de ouvir a famosa frase. Não tenho dúvidas que acreditam piamente no que acabo de vos dizer. :-)

Qual é o mal disto? O mal é que o que passou a ser invariável é não chegar a lado nenhum com as pessoas que me interessam. É que eu tenho uma teoria - que todas as amostras que possuo parecem confirmar - de que a probabilidade de me envolver com alguém é inversamente proporcional à quantidade de questões pessoais e íntimas que essa pessoa me conta. Ou seja, se as nossas conversas a dois estiverem no domínio completamente banal e mundano, com umas piadas pelo meio e umas frases com duplo sentido, estou no bom caminho, tudo em aberto, com perspectivas de tirar um jackpot. Agora se entramos numa esfera em que ela sente a minha compreensão, a minha predisposição para ouvir, e me conta algo de pessoal e abre a sua personalidade: Kaput! Finito! Procurar próxima candidata e tirar senha, por favor. Aproximei-me demais e tornei-me um... amigo. É o pecado capital! O Hara-kiri.

Ok, ok, se calhar sou eu que mais uma vez ainda não descobri a ponte que me levaria de uma tipo de relação ao outro. Ou é o click - o click, sempre o omni-presente e malfadado click! Bolas, onde anda o inventor dos esquentadores inteligentes, com auto-ignição? - que não surge. Mas será que depois de tal aproximação sem que aconteça nada alguma vez surgirá? Perdoem-me os crentes, mas eu não acredito. Claro que espero que o destino um dia me mostre que estou redondamente enganado, porque acho que idealmente esse seria verdadeiramente o caminho para uma relação duradoura. O problema é que o meu realismo me diz que isso não passa de uma utopia.

E afinal qual é a parte boa? Não se assustem, ela existe! Com a experiência desenvolvi a capacidade que nem toda a gente possui de passar por cima do assunto, separar as águas e, depois de pensar "ok, já que não gostas de mim e eu acho que és uma pessoa interessante, podemos ser simplesmente amigos", interiorizar que a relação nunca poderá efectivamente passar da clara amizade e não começar alimentar fantasias de uma relação amorosa ao mínimo sinal de carinho amistoso. É esse salto final que vejo muita gente falhar e que eu consigo levar a cabo sem qualquer dificuldade. É que se a primeira parte é fácil e óbvia, a segunda reconheço que é extremamente complicada. E é para esse aspecto que eu faço gala em olhar.

Este é o resultado de um estudo e desenvolvimento que levou anos a efectuar. Estou à espera de argumentos válidos para colocar em causa todas as teorias daqui derivadas.

ps: Se acham os meus posts demasiado compridos - eu acho, mas que querem? os dedos parece que voam no teclado e há tanto a dizer sobre o assunto -, é favor dirigirem-se ao meu Livro de Reclamações e queixarem-se por escrito.

10 Comments:

At 10:37 PM, Blogger Maríita said...

Estou farta de me rir com este post, eu sou a melhor amiga de muita gente, nem te passa pela cabeça, às vezes tenho a nítida sensação de retrete, despeja a vai embora. Mas é com os homens que isto é mais flagrante e caricato... telefonarem-me a horas bizarras para me contarem que a A ou a B lhes sorriu, conversou com eles, ou simplesmente desencalhou, dava um livro com vários volumes...

Estou cansada de ser a melhor amiga, não espero sentir o tal CLICK, porque prefiro ir devagar porque o meu ticky heart já não aguenta mais emoções fortes, mas quando estou numa relação, estou-o convictamente, certíssima dos meus sentimentos, infelizmente os do outro até agora não têm acompanhado as minhas certezas. Ainsa não perdi a esperança se bem que o Santo António anda a perder pontos para o meu lado. Enfim, o futuro a Deus pertence e eu não gosto de lhe retirar protagonismo...

Tamanho dos posts? Depende só de ti e do que queiras escrever.

Beijocas

 
At 11:07 PM, Blogger Llyrnion said...

"Qual é o mal disto?"

Tirando o facto de quereres racionalizar algo q n tem qq tipo de racionalidade? :)

Por mim, tenho dois casos q contrariam completamente a tua teoria. E olha q eu tb pertenço ao clube dos "melhores amigos".

Um abraço!

 
At 11:08 PM, Blogger DIV de divertida said...

Olha: GOSTO DE TI COMO AMIIIIIIGO!!!
Certo é que te conheci numa altura em que estava comprometida e a minha lealdade não me permite sequer ter um pensamento fora do penico. Se assim não fosses, tinhas marchado. Ai isso é que tinhas!
E como marchado pra mim envolve sempre uma relação séria, quem sabe já tinhamos casado, tido filhos e agora estarias preso ao sofá e a ajuda-me nas tarefas domésticas, sem as tuas belas saídas, os teus jogos de futebol, os teus fins de semana alucinantes... Convencido de que estás melhor assim?
Convenciado de que até agora AINDA BEM que há quem apenas goste de ti como amigo?!
lol
beijocas

 
At 12:33 AM, Blogger Buttafly...fly...fly... said...

Gostei de ler este teu post... Encontrar um equilíbrio na vida - nomeadamente ao nível dos assuntos do coração - não é fácil, acho que cada dia mais me apercebo disso... É a vida, há que aprender a vivê-la, valorizando o que é bom e deixando para segundo plano o que nos faz mal. Ainda tenho de limar estas arestas... ;-)

 
At 9:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Hummmmmmmmmm
Ainda não é desta que vou comentar.

 
At 12:48 PM, Blogger DIV de divertida said...

Carla:
Isso não se faz!
Desabafa!
Acabamos por ter de inventar conclusões...

 
At 1:49 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu vou ser curta e grossa: Com essa postura e esse bloqueio que insinuas ter,acho que tirando a fase da adolescencia( pq essa nao conta)nunca apareceu na tua vida uma cabra insensivel.:)Certamente que "essa" não ficaria a tua melhor amiga mas tambem não me parece que te fosse tão indiferente:).

Sim..achei o texto longo mas não foi por isso que deixei de o ler até ao fim!

 
At 5:52 PM, Blogger Andorinha said...

Meu Amiguinho de sempre....essa tua teoria não é de todo errada! SE BEM QUE, tudo depende do que é que te contam sobre o passado. Não aturo histórias sobre a EX-namorada do menino caso esteja interessada. Mudo logo de assunto. Tb aprendi a não contar as minhas, caso esteja interessada. Podemos falar sobre 1001 temas, se vão buscar o passado amoroso, mudo de assunto IMEDIATAMENTE. E sabes porquê? Pq o meu brother (aquela peste q sua excelencia conhece), me ensinou (o puto ensinou-me a mim!)q a ignorancia é uma benção. E passei a usar esse lema pra tudo.
Sou a melhor amiga de mta gente, mas com a consciencia desde o início pra eles e para mim, que é assim pq nunca me passou pela cabeça outra coisa.
Por isso fala do que tu quiseres, podes até falar sobre a tua perspectiva sobre as coisas, mas não dês exemplos do passado, nem deixes q tos dêem. Um educado: não quero falar sobre esse assunto, ou um: por favor, não especifiques que não vale a pena falarmos de outras pessoas, RESOLVE MTO BEM A QUESTÃO!
Eu quero lá bem saber o q é q aconteceu ao moço?! É traumatizado?!Teve problemas?! TODOS TEMOS!
Se deu porrada na namorada não me vai contar, não é?Se lhe foi infiel, tb não me vai dizer! Então, pergunto eu, PRA QUE RAIO É Q TENHO Q SABER Q a menina anterior era picuinhas, forreta, chata, linda ou feia, gorda ou bem cheirosa?
E pronto, eu tb escrevo mto!
Tens aqui uma boa forma de não levares um: só te quero como amigo. Este é um bom indicador.
Beijos!

 
At 12:24 AM, Anonymous Anonymous said...

"gosto de ti como amigo", pode realmente ser uma frase dificil de ouvir (no contexto em que te referes à mm), mas tb pode ser mto dificil de dizer...
Se às vezes pudessemos escolher e dominar o que passa no nosso coração, seria mto mais facil corresponder ao sentimento do que ter passar pela dor de magoar quem gostamos como amigo...

Beijo grande lindo!

 
At 12:43 AM, Anonymous Anonymous said...

Tb gostei de ler aquilo que li...
:-).
Talvez seja eu que ainda acredite em coisas que já não devia acreditar (aos 35 anos supostamente já devemos ter algum juizo), mas continuo a achar que a amizade é algo de muito importante, talvez mais importante ainda do que o amor, porque esse pode vir a morrer, mas uma boa e sã amizade nunca morre...
Para além disso (afinal continuo a ser uma sentimentalona), o clik só surge depois de tempo, depois de muito tempo, porque clicks muito rápidos são sempre inconsequentes, logo terás sempre que ser o grande amigo de alguém antes de tudo...e ser o grande amigo, jé muito, acredita, porque nos dias que correm grandes "amizades" são coisa muito rara...portanto...:-)

Desculpa o grandes testamento, ás vezes entusiamo-me, também a escrever.

A.

 

Post a Comment

<< Home